Noticias

EmpreendedorismoNoticia

Tenho uma ideia de negócio, onde posso encontrar ajuda?

Onde ir buscar financiamento para a minha ideia de negócio?

Tens uma ideia de negócio brilhante, que acreditas vir a ser um sucesso de vendas e um negócio lucrativo, só que não possuis capital próprio suficiente para o arranque do projeto e, por isso, o investimento é algo que te preocupa e pelo qual terás de correr atrás. Se é assim que te encontras, então precisas saber que há alternativas locais onde podes ir buscar o financiamento de que precisas.

Quem te pode ajudar:

  • Bancos

Com o disparar do empreendedorismo e o florescimento do ecossistema nacional de startups, cada vez mais instituições bancárias oferecem soluções, com condições vantajosas, para quem está a lançar um negócio e precisa de financiamento. Informa-te junto do teu banco e conhece também as propostas da concorrência, para avaliar se alguma solução se adequa ao teu caso. 

  • Crowdfunding 

Para quem não está familiarizado com os termos do mundo dos empreendedores, o crowdfunding é o financiamento através do público, ou seja, é como angariação de fundos para uma causa, sendo que a causa aqui é o teu projeto. Existem várias plataformas, nacionais e internacionais, especialmente dedicadas a crowdfunding para negócios. As ideias com maior potencial, neste modelo, são as relacionadas com produtos, uma vez que o financiamento acaba por funcionar como uma venda antecipada.

  • Business Angels

Business angels são investidores, muitas vezes individuais e a título privado, que investem em empresas em fases muito iniciais. Normalmente são pessoas com grande olho para o negócio e que conseguem perceber o que vai ou não resultar em determinados mercados, conseguindo participações simpáticas nos projetos por valores residuais, caso a ideia se concretize num grande sucesso. São bons aliados, logo no início, para quem precisa de algum capital para alavancar um negócio, sem querer ficar preso com dívidas a bancos, caso, no final, o projeto não tenha o sucesso esperado. Como ter acesso a uma rede de Business Angels? Procura incubadoras de empresas na tua região, fala com as pessoas certas, aprende a estar presente quando e onde consideres que é estrategicamente importante. As incubadoras são os locais certos para o apoio ao alavancamento de ideias de negócio e podem ser a porta de acesso para conheceres uma rede de Business Angels.

  • Capitais de Risco

As sociedades de capitais de risco funcionam como os business angels mas numa escala maior, com financiamentos bem mais elevados e, normalmente, em fases de negócio mais avançadas. Por norma, uma capital de risco só vai avançar caso a equipa (sim, aqui precisas mesmo de ter uma equipa, dificilmente alguém apostará em ti se estiveres sozinho) mostre dados palpáveis e números que antevejam sucesso. Convém já haver vendas, ou um número considerável de clientes interessados. Nunca te esqueças que envolver uma capital de risco no teu negócio - tal como um business angel, - significa ceder uma parte da participação na empresa.

  • Incubadoras e aceleradoras

Ainda que a maioria das incubadoras e aceleradoras não financie diretamente empresas, são os parceiros perfeitos para te ajudar a perceber que solução funciona melhor com o teu negócio e a pôr-te em contacto com as pessoas certas para conseguires o financiamento desejado. Para além disso, as incubadoras e aceleradoras oferecem ainda uma quantidade de serviços vitais para o sucesso de qualquer empresa, desde espaço de escritório, a aconselhamento jurídico e apoio estratégico.

A Incubo é um bom exemplo disso! Com o nosso Simulador de Ideias, queremos ajudar-te a testar a tua ideia de negócio, da forma mais profissional possível, ajudando-te na criação do teu plano de negócios, de forma estruturada, capaz de ser apresentado a qualquer investidor. Testa já!

simulador de negocios in.cubo

Loading...